Campanha “Notificar Importa”

Aos responsáveis por pessoa com síndrome de Down.

O Movimento Down, com o apoio o do Minas Down, lançou em setembro de 2017 a campanha “Notificar Importa“, que tem como objetivo o combate ao grave problema da subnotificação dos nascimentos de pessoas com síndrome de Down no Brasil.

Convidamos você cujo filho nasceu com a trissomia que participe da campanha fazendo a retificação da DNV de seu filho, fazendo constar o nascimento de pessoa com síndrome de Down.

O conhecimento adequado da população com síndrome de Down possibilita o planejamento de políticas públicas e a garantia de direitos para estas pessoas. Contamos com você.

Pré-requisito para a realização da notificação:
– Ser pais ou responsáveis por pessoa com síndrome de Down ( SD).

Passo-a-passo para a realinotificarzação da notificação junto à Ouvidoria do Ministério da Saúde:

– Para crianças nascida APÓS 05 de junho de 2012:
1) Ter em mãos o número da certidão de nascimento e da Declaração de Nascido Vivo ( DNV) da criança com SD. O número da DNV consta na certidão de nascimento.
2) Clicar aqui para fazer a solicitação na Ouvidoria do Ministério da Saúde.
3) Preencher os dados solicitados. No item referente a ” Mensagem ” informar o seguinte:
“Requeiro a retificação das informações contidas na DNV de número _, de ( nome da pessoa com SD) _, que deu origem à certidão de nascimento de número __, para nela fazer constar que o mesmo é pessoa com síndrome de Down.”
4) Anotar a senha para o acompanhamento virtual da solicitação. ( A senha será fornecida após o requerente enviar a solicitação).
5) Enviar para contato@minasdown.com.br os seguintes dados:
– Nome do responsável pela criança cuja retificação da notificação foi pedida;
– Telefone de contato;
– Nome da criança;
– Local e data de nascimento;
– Número do protocolo do pedido de retificação.

Para crianças nascidas ANTES de 05 de junho de 2012.

Seguir as mesmas orientações apresentadas nos tópicos anteriores, porém, para os casos em que não houver o registro do número da DNV (Declaração de Nascido Vivo) como informação que subsidia a solicitação de retificação, a notificação será realizada unicamente a partir do número da Certidão de Nascimento.

As informações do item 5 são importantes para que possamos mensurar e acompanhar as informações sobre as notificações realizadas no Estado de Minas Gerais, estas informações serão agrupadas às dos outros Estados para compormos um cadastro nacional.

Esperamos poder contar com seu apoio realizando a notificação de seu filho e nos ajudando a divulgar a campanha para outros pais de Minas Gerais.

Atenciosamente,

Movimento Down e Minas Down

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>