Software educacional de apoio ao ensino de deficientes intelectuais

pqparticipar1

 

O “Projeto Participar”, foi desenvolvido por Tiago Galvão e Renato Domingues sob supervisão do professor Wilson Veneziano como trabalho de conclusão do curso de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB).

O software educacional  é uma ferramenta pedagógica de apoio a professores atuantes no processo de alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. 

Para garantir que os alunos se familiarizem com o software, os desenvolvedores convidaram dois jovens, um rapaz e uma moça, com Síndrome de Down para gravar os vídeos que explicam as atividades.”Isso cria um laço com quem usa o programa. Ele se torna menos hostil”, acredita Maraísa Borges. A especialista ressalta que os deficientes intelectuais não se resumem a quem tem Síndrome de Down, mas sim a todos que têm dificuldades cognitivas de aprendizagem.

O vídeo abaixo, feito pela UnbTV, mostra um pouco mais sobre o projeto:

Para acessar o site do Projeto, Clique Aqui.
Para fazer o download do software Participar, Clique Aqui.

 

2 Responses to Software educacional de apoio ao ensino de deficientes intelectuais

  1. maria cecília rossetto disse:

    gostei muito do trabalho. Trabalho em São Paulo na PREFEITURA DE SÃO PAULO
    em uma Sala de Apoio à Inclusão com aproximadamente 30 crianças e este recurso será muito positivo para meus alunos. Muito obrigada

  2. simne guerino disse:

    Trabalho com pessoas com deficiência há 20 anos, amo muito meu trabalho. Software ajuda muito no trabalho com o aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>